atendimento psicológico

26-12-2020

Atendimento psicológico online: conheça mais essa modalidade de atendimento psicológico

Entenda sobre como funciona o atendimento psicológico online, quais são os seus principais benefícios e quando você deve procurá-lo.

 

 

Hoje vamos abordar um assunto que, a cada dia, ganha mais relevância: o atendimento psicológico online.

Obviamente que a pandemia do coronavírus acabou acelerando esta tendência, tanto porque as pessoas ficaram em isolamento, como a própria pandemia acabou sendo um gatilho para o (re)aparecimento de diversos transtornos mentais na população brasileira.

Atualmente, mesmo com a reabertura gradual de diversas atividades, muitos pacientes (seja por conforto, por medo de contaminação ou porque o próprio transtorno impossibilita esta circulação) têm preferido continuar na modalidade de atendimento psicológico online.

Por isso, que tal falarmos mais sobre isso?

 

 

 

Os transtornos mentais durante a pandemia

 

Durante a pandemia do coronavírus, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) registrou, levando em consideração apenas os números entre março e abril de 2020, 51.747 novos pedidos para que psicólogos trabalhem de maneira remota, ou seja, o atendimento psicológico online.

Desde 2018, o conselho exige a formalização na plataforma e-Psi para poder fiscalizar os trabalhos, para que possam ser garantidos o sigilo, a proteção e a confidencialidade.

Atualmente, no Brasil, estão registrados um total de 385.749 psicólogos e psicólogas.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pontua que os cuidados com a saúde precisam ser redobrados, pois todo este contexto pode afetar a saúde mental das pessoas, aumentando a ansiedade, a insegurança, a tristeza, dentre outros.

E, afinal, quais são os danos psicológicos deste confinamento para a população?

A Fiocruz salienta que, durante essa pandemia parte-se do pressuposto que as pessoas estejam, frequentemente, em estado de alerta, de preocupação, confusas e estressadas.

Entretanto, é importante destacar que nem todos os problemas psicológicos e sociais apresentados poderão ser categorizados como doenças. A maioria pode ser classificada como reações normais diante de uma situação anormal. A Fiocruz criou uma Cartilha de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19: Recomendações Gerais.

Além disso, a própria OPAS alertou, em setembro, que a pandemia da COVID-19 pode aumentar os fatores de risco para suicídio, estimulando os indivíduos a falarem abertamente e de forma responsável sobre o tema que, muitas vezes, acaba sendo tratado com muito preconceito.

A ideia é que, mesmo com o distanciamento físico, as pessoas permaneçam conectadas com familiares e amigos e aprendam a identificar os sinais de alerta.

 

 

Transtornos mentais

 

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), existem diversos transtornos mentais, com manifestações diferentes.

Esses transtornos são caracterizados, geralmente, por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamento anormais, que também podem afetar as relações com outras pessoas. Dentre os transtornos mentais, pode-se citar:

 

  • a depressão;
  • o transtorno afetivo bipolar;
  • a esquizofrenia e outras psicoses,
  • a demência;
  • dentre outros.

 

 

 

Atendimento psicológico online: como funciona?

 

Apesar do atendimento psicológico online ter ficado mais evidente durante a pandemia, o CFP já autorizava esta modalidade desde 2012, através da Resolução CFP 011/2012). Porém, como tudo era muito novo havia diversas restrições.

Na prática, todas estas restrições eram um grande entrave para a prática de terapia online.

Como comentado anteriormente, em 2018 houve um grande avanço para atendimento psicológico online com a Resolução CFP 11/2018. Através desta resolução, possibilitou a ampliação de oferta de serviços de Psicologia mediados por Tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Então, o atendimento psicológico online é uma modalidade que foi normatizada mais amplamente desde 2018. Porém, só agora em 2020 é que ela se expandiu e tornou-se muito mais comum devido às imposições da pandemia.

 

 

 

E quais são os principais benefícios do atendimento psicológico online?

 

Para muitas pessoas, fazer terapia através do atendimento psicológico online é algo muito novo. E isso desperta uma curiosidade acerca dos benefícios. Dentre os benefícios do atendimento psicológico online, têm-se:

 

  • Maior conforto: por ser online e não ter a necessidade de se deslocar para o consultório psicológico, isso gera um maior conforto e mais economia de tempo.
  • Maior flexibilidade: essa modalidade possibilita uma maior flexibilidade para o paciente e para o psicólogo, pois é possível manter o atendimento psicológico mesmo que esteja em viagem, por exemplo.

 

 

 

Gostei, como posso saber mais sobre o atendimento psicológico online?

Conheça_a_psicologia_Viva

 

Se você gostou e quer saber mais sobre o atendimento psicológico online, temos aqui uma super dica: o Psicologia Viva. A Psicologia Viva conta com psicólogos e psicólogas registrados no Conselho Federal de Psicologia para o exercício profissional da Psicologia e com cadastro específico (e-Psi) para atendimento por meio de TICs.

São centenas de profissionais especializados em:

 

  • Família;
  • Crianças e Adolescentes;
  • Relacionamento afetivo;
  • Profissão;
  • Saúde;
  • Bem-estar e desenvolvimento social.

 

E é muito fácil encontrar um profissional. Basta clicar aqui para procurar um dos psicólogos do Psicologia Viva.

 

 

E se você quer continuar se aperfeiçoando mais sobre autoconhecimento, bem-estar e qualidade de vida, separamos aqui 5 (cinco) posts que, certamente, vão te interessar e irão te ajudar a nos conhecer melhor:

 

Ansiedade: um guia completo para entender e combater o problema

O que causa ansiedade?

Como combater a ansiedade através de atividades físicas

O que é fobia: sintomas, tipos e como tratar

O que é Transtorno de Ansiedade Social?

Terapeuta holístico: as práticas integrativas no combate à ansiedade

 

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