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17-07-2020

Yoga: tudo o que você precisa saber para começar hoje mesmo

Entenda o que é o Yoga, sua origem, os seus objetivos, as suas principais linhas, seus benefícios, quem pode praticar e veja como começar agora mesmo.

Com a pandemia do novo coronavírus, as pessoas e as famílias tiveram que criar novos hábitos e rotinas devido às políticas de distanciamento social. Com isso, novas descobertas foram feitas e novas rotinas diárias foram adotadas.

Uma pesquisa revelou que, durante a pandemia, 60% dos entrevistados estão gastando mais tempo com o autocuidado e o bem-estar mental (Fonte: Accenture, 2020). E, assim, muitas pessoas começaram a praticar atividades que gerassem um maior equilíbrio, tanto para o corpo e mente. E, neste contexto, o yoga tem ganhado muito destaque. Para termos noção deste aumento, as pesquisas no Google por “tapete de yoga” aumentaram substancialmente entre 29 de março e 4 de abril de 2020, coincidindo com o início do isolamento social na maior parte das cidades (Fonte: Google Trends, 2020).

Por isso, no post de hoje vamos entender o que é a prática de Yoga e como começar hoje mesmo. Vamos lá?

 

Afinal, o que é Yoga?

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O próprio Ministério da Saúde, dentro dos procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) oferecidas à população brasileira, conceitua o yoga como prática corporal e mental de origem oriental utilizada como técnica para controlar corpo e mente, associada à meditação. Além disso, o Ministério reforça que o yoga possui técnicas específicas, além de trabalhar com os aspectos físico, mental, emocional, energético e espiritual do praticante. Um dos seus objetivos é a unificação do ser humano em si e por si mesmo. Também há o destaque para os seus principais benefícios, tais como:

  • redução do estresse;
  • regulação do sistema nervoso e respiratório;
  • melhoria na qualidade do sono;
  • equilíbrio da produção hormonal;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • aumento da capacidade de concentração e de criatividade.

 

Principais tipos de Yoga

Há diversos tipos diferentes de yoga. Porém, todos seguem esses 8 (oito) pontos:

  • Yamas: viver seguindo um padrão ético de vida;
  • Nyama: autodisciplina;
  • Ásanas: posturas físicas;
  • Pranayamas: controle da respiração;
  • Pratyahara: observação consciente, sem envolvimento dos sentidos;
  • Dharana: estado de concentração;
  • Dhyana: meditação;
  • Samady: iluminação.

E, dentre as principais linhas, destacam-se:

 

Hatha Yoga

É uma linha considerada mais clássica e é um dos mais populares atualmente. Sua abordagem tem um número menor de posturas e, por isso, acaba sendo mais atrativo para os iniciantes.

 

Ashtanga Yoga

O Ashtanga Yoga é uma ramificação Hatha Yoga. As suas práticas envolvem seis séries de posturas fixas que vão sendo praticadas ao longo do tempo. Essa linha exige um condicionamento físico um pouco maior, pois fortalece a força, concentração, alinhamento da musculatura, assim como o equilíbrio.

 

Raja Yoga

O Raja Yoga é mais orientado para o lado espiritual do praticante e não é focado em posturas intensas. A prática do Raja Yoga objetiva a parte emocional do praticante, especialmente para aqueles que já têm o hábito de realizar a meditação.

 

Principais benefícios do Yoga: corpo e mente

Como vimos logo no início, o Yoga é uma prática que objetiva uma maior integração entre corpo e mente e utiliza como base a respiração, meditação e alguns exercícios. Em relação aos benefícios que sua prática pode trazer, destacam-se:

 

Diminuição da ansiedade

Como a meditação promovida pelo Yoga foca no presente e desocupa a mente em relação ao passado e ao futuro, o agora torna-se o objetivo central. Com isso, a tendência é a diminuição da ansiedade.

 

Promoção do condicionamento físico

Os exercícios e as posturas do yoga podem ajudar a promover uma melhoria no fortalecimento dos músculos. Assim, a depender da prática do yoga seguida, é possível uma maior definição e músculos mais tonificados.

 

Alívio de dores corporais

A prática do yoga promove uma maior consciência corporal, ou seja, o praticante terá uma maior percepção da postura. Desta forma, o Yoga pode ajudar a aliviar determinadas dores corporais, principalmente advindas de más posturas.

 

Melhoria da qualidade do sono

A prática regular de Yoga pode aumentar a produção de melatonina, um dos hormônios responsáveis pela regulação do sono. E, com isso, proporcionar uma melhoria na qualidade do sono do praticante.

 

Benefícios para grupos específicos

A prática do yoga é bem democrática e pode ser adaptada para as diferentes faixas etárias e as mais diferentes condições. Assim, a prática do yoga pode trazer benefícios para:

 

Há contraindicações para a prática de Yoga?

De acordo com os objetivos de cada indivíduo, assim como as suas condições físicas, será definida a linha de yoga mais indicada para cada praticante. Por isso, é necessário alinhar essas expectativas com o profissional para que possa tirar os maiores benefícios em relação à prática do yoga.

 

Começar a praticar o Yoga

Ficou curioso sobre a prática de Yoga? Escolhemos aqui um vídeo que pode te ajudar muito. São 12 (doze) minutos de uma aula direcionada para quem nunca praticou yoga antes.

Que tal você continuar se se informando? Separamos outro post que, certamente, vai te interessar: “Como combater a ansiedade através de atividades físicas”. E para você se manter sempre atualizado, basta nos seguir através do Facebook, do Instagram ou através do Blog Zenfy.