Terapia Oline

27-10-2020

Terapia online: conheça mais essa modalidade de atendimento psicológico

Entenda sobre como funciona a terapia online, quais são os seus principais benefícios e quando você deve procurá-la.

 

 

Hoje vamos abordar sobre um tema muito importante e que ganhou ainda mais relevância com o início da pandemia: terapia online.

Já sabemos que o avanço do coronavírus trouxe diversas e profundas consequências para a economia, para o mercado de trabalho e para as relações humanas. De maneira acelerada, todos nós nos vimos obrigados a (re)criar e a (re)aprender novas rotinas.

Mesmo com a retomada gradual das atividades econômicas por parte de diversos municípios, muitos dos hábitos adquiridos durante o período mais intenso da pandemia vieram para ficar. E, dentre essas novidades, certamente a terapia online continuará fazendo parte da rotina de muitas pessoas.

Para entender tudo sobre essa modalidade, esse será o tema do nosso post de hoje. Vamos lá?

 

 

 

A evolução da terapia online no Brasil

 

Apesar da terapia online tornar-se mais evidente durante a pandemia, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) já autorizava esta modalidade desde 2012 (Resolução CFP 011/2012), porém com muitas restrições, tais como que a plataforma utilizada (site que garantiria acesso ao atendimento) deveria obter uma autorização dos Conselhos Regionais de Psicologia em que o profissional estivesse inscrito, além de outras autorizações prévias também necessárias.

Na prática, todas estas restrições eram um grande entrave para a prática de terapia online.

Em 2018, houve um grande avanço para a terapia online. Através da Resolução CFP 11/2018, houve uma ampliação das possibilidades de oferta de serviços de Psicologia mediados por Tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Ou seja, essa resolução regulamentou, dentre algumas questões, a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e da comunicação, tais como as consultas e/ou atendimentos psicológicos.

Sendo que se entende por consulta e/ou atendimentos psicológicos o conjunto sistemático de procedimentos por meio da utilização de métodos e técnicas psicológicas do qual se presta um serviço nas diferentes áreas de atuação da Psicologia com vistas à avaliação, orientação e/ou intervenção em processos individuais e grupais.

Então, a terapia online é uma modalidade que foi normatizada mais amplamente desde 2018. Porém, só em 2020 é que ela se expandiu e tornou-se muito mais comum devido às imposições impostas pela própria pandemia.

 

 

 

Principais benefícios da terapia online

 

Provavelmente você deve estar agora se perguntando: será que é melhor a terapia presencial convencional ou a terapia online?

Obviamente que isso depende de diversos fatores. Desde o motivo que está levando o indivíduo a procurar uma ajuda especializada, assim como o perfil do profissional.

Porém, destacamos aqui os principais benefícios da terapia online.

 

 

Flexibilidade

 

A flexibilidade acontece devido ao formato da modalidade. Paciente e psicólogo encontram-se em um horário pré-determinado, mas através de uma plataforma digital.

Ou seja, esse formato é ideal para quem é muito atarefada ou, devido à sua rotina, faz muitas viagens. Independentemente de onde esteja, é possível manter uma rotina de acompanhamento com a terapia online.

E essa flexibilidade é fundamental para alguns indivíduos que sofrem de alguns transtornos como, por exemplo, a fobia social.

 

 

Conforto

 

Toda essa flexibilidade gera muito conforto, pois é uma forma de “ganhar tempo”. Nos grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais, devido ao trânsito caótico, ter que se deslocar para uma sessão presencial de terapia pode levar, em média, até 2 horas.

Ou seja, a terapia online proporciona muito conforto para o paciente.

 

 

Formato mais seguro neste período de coronavírus

 

Mesmo com a reabertura gradual dos espaços, muitas pessoas ainda estão evitando manter uma rotina próxima àquela do “antigo normal”, principalmente as pessoas que estão no grupo de risco, como os idosos.

Por isso, para os indivíduos que queiram se manter com algum distanciamento social, a terapia online pode ser uma opção.

 

 

 

Quando devo procurar pela terapia online?

 

Os motivos que levam uma pessoa à terapia presencial são os mesmos quem levam à terapia online. Dentre os principais pontos, destacamos:

  • alterações excessivas de humor;
  • preocupação excessiva;
  • sentimento de tristeza, vazio e desesperança;
  • dificuldade de concentração;
  • pensamentos suicidas.

 

E para aquelas pessoas que ainda sentem desconfiança ou não se sentem seguras com essa modalidade, um estudo realizado pela Universidade de Minnesota (Estados Unidos) concluiu que as terapias online, além de apresentarem os mesmos resultados que as sessões presenciais, também são mais econômicas.

 

 

E onde encontrar profissionais capacitados?

 

Viu que a terapia online pode ser bem bacana? E você sabia que os psicólogos do Consultório Marisa Psicóloga oferecem tanto a modalidade presencial quanto a remota? São mais de 10 (dez) psicólogos com horários bem flexíveis: desde 7h da manhã até às 22 horas.

Vale a pena conferir o portal e agendar hoje mesmo sua terapia online: temos a certeza que você vai aprovar também!

 

 

Quer continuar se aperfeiçoando mais sobre autoconhecimento, bem-estar e qualidade de vida? Separamos aqui 4 (quatro) posts que, certamente, vão te interessar e irão te ajudar a nos conhecer melhor:

 

Ansiedade: um guia completo para entender e combater o problema;

Como combater a ansiedade através de atividades físicas;

O que é fobia: sintomas, tipos e como tratar;

O que é Transtorno de Ansiedade Social?

 

E para você se manter sempre atualizado e acompanhando as novidades, comece agora mesmo a nos seguir nas diversas redes sociais: Facebook, Instagram e também aqui no Blog Zenfy.