terapeuta holistico

06-11-2020

Terapeuta Holístico: as práticas integrativas no combate à ansiedade

Você sabe o que faz um terapeuta holístico? Saiba o que é terapia holística e qual o papel deste profissional no combate ao stress e à ansiedade.

 

Existem dois tipos de pessoas: aquelas que já foram atendidas por um terapeuta holístico, ou as que ainda vão consultar algum(a).

Ok. Estamos forçando um pouco aqui.

Mas é visível o crescimento das práticas, tanto no que diz respeito à procura quanto à oferta.

O próprio SUS oferece gratuitamente diversos tipos de tratamentos ou práticas integrativas complementares. Sendo que o Ministério da Saúde reconhece os seus benefícios ao prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão.

 

O post de hoje é dedicado a você que está pensando em consultar um terapeuta holístico, em especial no combate a problemas como depressão e ansiedade.

Vamos explicar o que faz um terapeuta holístico, os tipos de terapias existentes e quando você deve procurar estes profissionais.

 

Vamos lá?

 

 

 

O que faz um terapeuta holístico

 

Embora não se trate de uma profissão regulamentada, a terapia holística é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, estando listada na CBO – Classificação Brasileira de Ocupações.

 

Outro ponto importante é que, Terapeuta Holístico, por si só, é um termo bem amplo. Já que existem vários tipos de terapias holísticas.

 

Ou seja, você pode encontrar um Terapeuta Holístico especializado em reiki, outro em constelação familiar, outro em aromaterapia, e ainda um que atenda em todas estas práticas e mais em algumas outras.

 

Em resumo, para se tornar um terapeuta holístico, é necessário realizar um curso de formação em alguma técnica terapêutica específica. E, como em todas as profissões, é necessário seguir estudando, se especializando e ampliando seus conhecimentos na(s) área(s) praticada(s).

Outro ponto que vale destacar é que este profissional não precisa ser um psicólogo e nem um psiquiatra. São abordagens e profissões diferentes.

 

 

 

Mas o que é Terapia Holística?

 

Como falamos, existem vários tipos de terapias consideradas holísticas.
Por isso, para alguns, pode ser um pouquinho difícil entender sua definição.
Mas vamos lá.

A grande questão da terapia holística é que ela cuida do ser humano como um todo. Ou seja, leva em conta os aspectos físicos, emocionais, mentais e energéticos de uma pessoa, de forma integral.

 

Neste sentido, não existe tratamento apenas físico, ou apenas emocional, por exemplo.
Na terapia holística, tudo está ligado.

Por isso, independente de qual for a abordagem, e seja qual for o motivo que levou uma pessoa até uma sessão, o paciente será tratado em todas as esferas.

 

Em outras palavras, a terapia holística considera que as causas de problemas como ansiedade, depressão, stress, entre outros, que se manifestam no chamado corpo físico, são reflexos de desequilíbrios ou desajustes emocionais, mentais e energéticos.

Assim sendo, pode ser considerada como tratamento preventivo, ou até mesmo como prática complementar às terapias tradicionais.

 

 

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no combate a ansiedade, depressão e stress

 

O Ministério da Saúde classifica as terapias holísticas como Práticas Integrativas e Complementares (PICS), e reconhece os benefícios de um tratamento em conjunto com a medicina convencional.

Assim sendo, como muita gente não sabe, o SUS oferece de maneira gratuita e integral, 29 procedimentos de práticas integrativas e complementares.

Falaremos sobre eles mais adiante.

O que vale destacar aqui é que, caso você sofra de depressão ou de algum transtorno de ansiedade, o atendimento convencional, de um psicólogo ou psiquiatra, é considerado imprescindível pelo Ministério. As terapias holísticas entram como um complemento.

 

Elas podem, sim, fazer uma grande diferença no combate a diferentes transtornos mentais. Mas, ainda assim, é bom entendê-las como um (ótimo) complemento.

 

Ou, pelo menos, como uma prática preventiva, para que você possa se manter tranquilo, com a mente saudável, e evitar ter que lidar com doenças como ansiedade e depressão no futuro.

 

 

 

Benefícios da terapia holística

 

Com sua abordagem integrativa, muitas vezes voltadas para o autoconhecimento, as terapias holísticas proporcionam equilíbrio energético, mental e emocional. O que resulta em diferentes benefícios em diferentes aspectos da vida do paciente.

Como já apontamos, elas ajudam a prevenir e a combater problemas como ansiedade, depressão e estresse, além de questões como insônia e TPM.

  • Na parte física, contribuem para uma melhora no quadro de dores como dor de cabeça, nas costas, no estômago, etc;
  • Já na parte emocional, ajudam a pessoa a lidar com sentimentos como medo, raiva, angústia, tristeza, traumas, entre outros.

 

 

 

Tipos de Terapias Holísticas

 

Existem vários tipos de terapias Holísticas. Muitos mesmo.

Por exemplo, o Portal Guia da Alma, a maior plataforma de terapias holísticas do Brasil, oferece mais de 50 tipos de terapias. Desde terapias clássicas como reiki e florais, até outras práticas mais novas e não tão conhecidas pelo grande público, como é a mesa radiônica.

Mesmo no SUS a quantidade de práticas integrativas e complementares é extensa. São 29 no total.

 

Aqui listamos alguns exemplos mais conhecidos:

  • Aromaterapia
  • Arteterapia
  • Ayurveda
  • Biodança
  • Bioenergética
  • Constelação familiar
  • HipnoterapiaHomeopatia
  • Imposição de mãos
  • Medicina antroposófica/antroposofia aplicada à saúde
  • Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura
  • Meditação
  • Musicoterapia
  • Ozonioterapia
  • Plantas medicinais – fitoterapia
  • Reiki
  • Terapia de Florais
  • Yoga

 

 

 

Quando procurar um terapeuta holístico?

 

Para esta pergunta, vale a mesma lógica das terapias convencionais.

Embora até os dias de hoje, a maioria das pessoas busquem o serviço “quando precisam”, a verdade é que talvez não exista momento em que você “não possa” fazer uma terapia.

Considerando que você tenha encontrado um profissional qualificado, sempre será positivo, principalmente quando o atendimento é voltado para o autoconhecimento, ou para a busca de estabilidade e equilíbrio.

Como já falamos ao longo do texto, a terapia holística ainda é preventiva.

Se você está se sentindo ansioso, mas não foi diagnosticado com algum transtorno, as terapias holísticas podem te ajudar a se sentir melhor, e evitar que problemas crônicos venham acontecer.

 

Mas, existe ainda outro caminho, ou razão, para procurar este tipo de tratamento: a busca pela evolução. Seja a nível pessoal, profissional, ou mesmo, tratando-se de terapias holísticas, nas esferas emocionais, mentais e energéticas.

 

 

 

Onde encontrar um terapeuta holístico.

 

Assim como vale para um psiquiatra ou psicólogo, é importante buscar profissionais qualificados, sérios, que atuam com ética e responsabilidade.

Por isso, a indicação de amigos sempre precisa ser levada em conta.

Porém, você nem sempre vai encontrar alguém que já tenha feito uma sessão daquela exata prática que você procura, ou precisa.

Neste sentido, achamos muito legal o trabalho do portal Guia da Alma.

Além de cadastrar terapeutas holísticos em todo o Brasil, é realizado um trabalho de qualificação destes profissionais. Sendo que o cliente ainda pode avaliar o profissional após o atendimento. Outro ponto interessante são as customizações, listas e interatividades que ajudam o usuário a descobrir qual é a terapia ideal para o seu perfil ou momento pessoal.

 

 

 

Você está pensando em buscar alternativas para viver de maneira mais tranquila, livre de stress e ansiedade?

Separamos aqui alguns conteúdos que você pode gostar:

 

Ansiedade: um guia completo para entender e combater a ansiedade

O que é Resiliência e como aplicá-la na rotina diária

Yoga: tudo o que você precisa saber para começar hoje mesmo

O que é mindfulness e como essa prática pode ajudar na produtividade

 

Acesse o Zenfy e encontre conteúdos embasados e descomplicados para te ajudar a levar a vida de maneira mais tranquila, livre de ansiedade e de stress.