o que é resiliência

28-08-2020

O que é Resiliência e como aplicá-la na rotina diária

Entenda o que é resiliência, como aplicá-la na vida pessoal e profissional, assim como dicas para ter uma atitude mais resiliente.

 

Resiliência tem se tornado uma palavra comum nos últimos anos.

Muitas vezes, usamos a palavra resiliência como sinônimo de superação, de deixar algo para trás e seguir em frente.

Além disso, muitas vezes associamos resiliência a inteligência emocional, que é a capacidade de gerir as suas próprias emoções, usando-as a seu favor, assim como como se colocar no lugar do outro para a construção de relações e convívios mais saudáveis.

Para entender mais sobre resiliência, o post de hoje é: o que é resiliência e como aplicá-la na rotina diária.

Ficou curioso? Vamos entender melhor, então.

 

 

 

O que é resiliência?

A Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBIE) traz toda a origem da palavra resiliência.

Originalmente, ela vem da física, cujo conceito está relacionado com a capacidade que um material tem de suportar grandes impactos, absorver essa energia e voltar à sua forma original.

Já em relação ao comportamento humano, a resiliência representa a capacidade de se adaptar ou até mesmo evoluir após momentos de adversidade.

Ou seja, ao longo da nossa vida, todos nós passamos por momentos desafiadores, como perdas, traumas e grandes mudanças. A resiliência é a capacidade de se recuperar destes momentos, assim como aprender com cada uma destas experiências, tirando alguma lição ou aprendizado para a vida.

Assim, pessoas resilientes acreditam em si mesmas e na sua capacidade de gerenciar, de maneira assertiva e positiva, os diversos desafios que surgem nas próprias vidas.

 

talvez seja melhor seguir em frente frase

 

 

 

Qual é a importância da resiliência para nossa vida pessoal e profissional?

A resiliência é uma característica que nos ajuda nas mais diversas áreas.

No âmbito profissional, a resiliência é uma qualidade muito valorizada pelas organizações, porque o colaborador resiliente mostra que é capaz de trabalhar, de maneira assertiva, mesmo sob pressão, além de perseverar positivamente diante dos desafios.

No geral, as pessoas que não têm essa característica acabam tendo frustrações no ambiente do trabalho que, muitas vezes, é extremamente competitivo, com muitas mudanças e oscilações.

 

E por que as pessoas resilientes têm esse diferencial no mercado de trabalho?

Em poucas palavras, é porque as pessoas resilientes ouvem um “não” e estão mais preparadas para contextualizarem essa negativa, se colocar no lugar do outro, aprender com a situação e tentar buscar um “sim”.

 

Já no âmbito pessoal, ser resiliente se materializa, de maneira muito positiva, em diversas situações, tais como o fim de um relacionamento, doença familiar e as perdas.

Isso não significa que a pessoa resiliente não fica triste ou não sofre.

A diferença é que ela vai lidar com toda essa situação tentando dar um olhar positivo, percebendo como pode aprender com esses desafios e encontrando novos caminhos.

 

 

 

Exemplo de resiliência: vamos nos inspirar?

Para você perceber, em termos práticos, o que é resiliência e formas de ter atitudes resilientes, trouxemos aqui a história de uma autora famosa no mundo todo.

 

J.K. Rowling

Se você não conhece o nome desta autora, certamente conhece seu personagem mais famoso: Harry Potter.

Hoje ela é uma das escritoras mais reconhecidas do mundo e que conseguiu juntar uma grande fortuna com a venda dos seus livros e os direitos autorais.

 

Mas nem sempre foi assim: no início da década de 90 ela tinha uma filha ainda bebê e, por diversos motivos, acabou se separando.

Como ela também tinha perdido o emprego, teve que contar com as ajudas governamentais para sustentar ela e sua filha.

Teve depressão e, como forma de tentar superar essa doença, ela começou a escrever.

Levou esses primeiros manuscritos para algumas editoras e teve as portas fechadas. Até que uma resolveu dizer “sim” e a continuação desta história todo mundo conhece, não é mesmo?

 

 

 

Dicas para ter mais resiliência na vida

Obviamente que algumas pessoas nascem mais resilientes do que outras. Porém, a resiliência é uma característica que pode ser desenvolvida.

Separamos aqui 3 (três) dicas.

 

 

Aprenda sempre com os desafios

Certamente sabemos que é difícil, mas uma forma de tentar desenvolver a resiliência é tentar ver as lições positivas dos desafios, problemas e perdas.

Além disso, um exercício que ajuda muito é se perguntar o que é possível você fazer diferente caso você passe, novamente, por uma situação similar.

 

 

Seja flexível

Todos nós definimos objetivos e criamos planos, sejam pessoais ou profissionais.

Só que existem inúmeras variáveis que não estão sob nosso controle e elas podem influenciar, de maneira negativa, esses nossos planos.

Se isso acontecer, precisamos ser flexíveis para adequar e ajustar nossos planejamentos, de acordo com essa nova realidade.

 

 

Pratique alguma atividade

Manter uma rotina de atividade física e de meditação são formas de liberar a tensão e permitir que consigamos olhar para os problemas sob uma nova ótica, inspirando-nos para encontrar soluções mais criativas.

 

 

Por fim, é importante entender que ser resiliente não significa ser uma pessoa extremamente insistente.

O resiliente persiste, aprende com seus erros e encontra novos caminhos.

Ou seja, a pessoa resiliente enxerga os erros, os obstáculos e as perdas sob uma ótica do aprendizado. E tem flexibilidade suficiente para encontrar novas rotas..

 

 

Agora, que tal começar a praticar atitudes mais resilientes para sua vida?

E se você gostou do conteúdo deste post, separamos aqui outros 4 (quatro) posts que, certamente, vão te interessar:

 

Yoga: tudo o que você precisa saber para começar hoje mesmo;

Ansiedade saudável x ansiedade crônica: são a mesma coisa?;

O que é mindfulness e como essa prática pode ajudar a sua produtividade;

Como combater a ansiedade através de atividades físicas.

 

E para você se manter sempre atualizado e acompanhando as novidades, comece agora mesmo a nos seguir nas diversas redes sociais: Facebook, Instagram e também aqui no Blog Zenfy.

 

frase quando algo de ruim acontece você tem três escolhas