mindfulness o que é

25-05-2020

O que é mindfulness e como essa prática pode ajudar na produtividade

Entenda o que é mindfulness, quais os benefícios que essa prática traz e veja como aumentar a sua produtividade hoje mesmo.

 

A cada dia a prática de mindfulness tem ganhado novos adeptos e, com isso, popularizado o uso deste termo. Mas esse conceito traz muitas dúvidas. Você sabe o que é mindfulness, como essa prática se diferencia da meditação clássica e como pode afetar positivamente sua produtividade? No post de hoje vamos desvendar todas estas questões. Vamos lá?

 

Mindfulness: o que significa?

Mindfulness, em uma tradução livre, significa atenção plena. E é esse o objetivo desta prática: ficar completamente presente no que está acontecendo, naquele exato instante. Em outras palavras, a atenção plena é a habilidade de estar completamente atento e focado no que está sendo praticado em um determinado momento, ou seja, no presente.

Apesar de parecer uma proposta simples, na prática não é fácil adotá-la. Por exemplo: quantas vezes estamos executando determinada atividade e, em poucos minutos, começamos a ter outros pensamentos? Seja sobre se deixamos o gás ligado ou se determinada conta foi realmente paga. O fato é que diversos pensamentos começam a surgir e acabamos nos afastando do momento presente.

Um outro erro comum é achar que mindfulness tem como objetivo esvaziar a cabeça de qualquer pensamento. Pelo contrário: a prática do mindfulness é concentrar a atenção e focar em uma, apenas uma tarefa específica. Desta forma, ignora-se os pensamentos do passado e do futuro, focando no presente. É o famoso aqui e agora.

 

A meditação mindfulness: principais características

Uma das formas mais simples de praticar o mindfulness é através da meditação. Consiste em focar completamente a atenção na respiração, no movimento de entrada e saída do ar nos pulmões. Desta forma, cada inspiração e expiração são percebidas, permitindo observar todos os pensamentos que aparecem e desaparecem da mente.

 

Meditação mindfulness X meditação clássica

A meditação clássica é uma prática formal, necessitando de alguns requisitos, como a postura (no geral, na meditação clássica, pratica-se de maneira sentada ou deitada em uma superfície plana). Ou seja, a meditação clássica é uma prática intencional. Já a meditação mindfulness tem como objetivo focar toda a atenção no presente, sem julgamentos, e com o auxílio da respiração, quando pertinente. Tem grande parte das características da meditação clássica por poder ser adotada como uma forma de meditação, porém a meditação mindfulness é muito mais flexível em relação a forma e o local: é possível praticá-la em diversas posições e nos mais variados ambientes como, por exemplo, durante uma parada em uma sinaleira fechada.

 

Principais benefícios do mindfulness

Praticar o mindfulness traz diversos benefícios para a pessoa, tais como:

  • Aumento da criatividade;
  • Melhora da memória e rapidez do raciocínio;
  • Diminuição de estresse;
  • Redução da ansiedade;
  • Melhoria do foco e da concentração;
  • Melhoria da inteligência emocional;
  • Estimulação da empatia.

Ou seja, são benefícios que podem se materializar tanto na vida pessoal quanto profissional gerando um bem-estar geral para o indivíduo.

 

Como o mindfulness pode melhorar a produtividade

Como temos visto ao longo deste post, a prática de mindfulness ajuda a aumentar a atenção e o tempo de foco em uma determinada tarefa e, com isso, contribuindo para uma maior produtividade. Separamos aqui 3 (três) formas de como isso ocorre.

 

Aumento da atenção e foco

Um dos grandes desafios para se manter a produtividade são as distrações da nossa própria mente. Enquanto estamos desenvolvendo determinada atividade ou tarefa, muitas vezes começam a surgir pensamentos sobre outros assuntos, sejam do passado ou do futuro. Com a prática do mindfulness, você exercitará sua mente para pensar no agora, desviando-se de todos os outros pensamentos que são um entrave para a atenção e o foco.

 

Planejamento eficaz

A atenção plena (mindfulness) pode otimizar muito o planejamento. De que forma? Quando é feito um planejamento, no geral organiza-se em termos de prioridades e cronograma tudo o que é necessário ser feito. Porém, na prática, colocamos o que foi planejado para um segundo plano e nos atropelamos com as atividades do nosso dia a dia. Com a prática do mindfulness ficará muito mais fácil executar o que foi planejado porque é feito o exercício de focar em uma atividade de cada vez, sem distrações e, com isso, otimizando os seus resultados.

 

Finalizar as tarefas

Atualmente, o próprio contexto em que vivemos nos obriga a sermos multitarefas e fazer diversas coisas ao mesmo tempo. Porém, isso traz consequências, como iniciar muitas atividades e concluir poucas. Através da prática de mindfulness, ficará muito mais fácil se concentrar na atividade que está executando, sem deixar que outros pensamentos façam com que nos afastemos da sua conclusão.

A prática de mindfulness traz diversos benefícios, seja para a vida pessoal como profissional. E, como foi visto, é muito simples de começar a aplicar no próprio cotidiano. Que tal começar agora mesmo a atenção plena?

Você quer continuar se informando? Separamos aqui dois outros posts que, certamente, vão te interessar. Comece lendo “Descubra os benefícios da meditação guiada para dormir”. E, depois, para já implementar na hora de dormir, basta ler nossas dicas em: “5 melhores aplicativos gratuitos para meditação guiada”. E se você quiser se manter sempre atualizado, basta nos seguir através do Facebook, do Instagram ou através do Blog Zenfy.

 

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