o que é estresse

20-09-2019

O que é estresse?

Estresse é uma reação normal do corpo às mudanças que ocorrem em nossa vida. O corpo responde a essas mudanças de forma física, mental e emocional.

 

O que é estresse?

Estresse é a reação do corpo a qualquer mudança que exige um ajuste ou resposta. O corpo reage a essas mudanças com respostas físicas, mentais e emocionais. Estresse é uma parte normal da vida.

Você pode ter estresse por causa do seu ambiente, seu corpo ou sua mente. Até mesmo mudanças positivas na sua vida, como uma promoção ou o nascimento de um filho, podem provocar estresse.

 

Como isso afeta sua saúde?

O corpo humano é desenhado para sentir estresse e reagir a ele. Isso pode ser positivo, nos manter alertas, nos motivar, a nos manter prontos para enfrentar o perigo. Estresse se torna negativo quando uma pessoa encontra desafios contínuos sem descanso entre situações estressantes. Como resultado, a pessoa fica sobrecarregada, e a tensão relacionada aumenta. O sistema nervoso possui uma resposta automática ao stress que causa mudanças psicológicas para possibilitar o corpo a combater situações de estresse. Essa resposta, também conhecida como “lutar ou fugir”, é ativada em caso de emergência. Porém, a resposta ao estresse pode se tornar cronicamente ativada por longos períodos de estresse. Ativação prolongada da reação ao estresse pode provocar problemas emocionais e até mesmo físicos. 

 

Estresse prolongado pode causar sofrimento. Esse sofrimento pode causar desequilíbrio interno no corpo, levando a sintomas físicos como dor de cabeça, problemas estomacais, pressão alta, dor no peito, disfunção sexual e problemas para dormir. Também pode causar problemas emocionais como depressão, ataques de pânico ou outras formas de ansiedade. Pesquisas sugerem que estresse também pode piorar alguns sintomas de outras doenças. Ele está ligado a 6 das principais causas de morte: doença cardíaca, câncer, problemas pulmonares, acidentes, cirrose do fígado e suicídio. 

 

Stress também se torna prejudicial quando as pessoas passam a abusar de substâncias ou comportamentos para aliviar os  sintomas. Essas substâncias ou comportamentos incluem comida, alcool, tabaco, drogas, jogo, sexo e compras. Ao invés de causar relaxamento, essa substâncias e comportamentos compulsivos tendem a manter o corpo estressado e a causar mais problemas. A pessoa nesse estado fica presa em um círculo vicioso. 

 

Quais são os sinais de alarme do estresse?

Stress crônico pode comprometer as defesas naturais do corpo, levando a uma variedade de sintomas físicos incluindo os seguintes:

  • Tontura
  • Dores em geral
  • Ranger dos dentes
  • Dores de cabeça
  • Indigestão e refluxo
  • Aumento ou perda de apetite
  • Tensão muscular no pescoço, face ou ombros
  • Problemas para dormir
  • Taquicardia
  • Suor frio nas mãos
  • Cansaço e exaustão
  • Tremedeira
  • Alterações de peso
  • Diaréia
  • Dificuldades sexuais

 

Dicas para reduzir o estresse

As pessoas podem aprender a controlar o estresse e ter uma vida mais feliz e saudável. Você pode começar com as seguintes dicas:

  • Mantenha uma atitude positiva
  • Aceita que existem eventos que você não pode controlar
  • Seja direto ao invés de agressivo. Expresse seus sentimentos, opiniões ou crenças ao invés de sentir raiva ou angústia
  • Aprenda técnicas de relaxamento como meditação
  • Faça exercícios regularmente. Se corpo pode lidar melhor com o stress se estiver em boa forma
  • Tenha uma dieta saudável, com refeições balanceadas
  • Aprenda a gerenciar o seu tempo
  • Aprenda a dizer não para aquilo que pode gerar stress na sua vida
  • Tenha tempo para seus hobbies e interesses
  • Durma bem. Seu corpo precisa de tempo para se recuperar do stress
  • Procure ajuda com pessoas próximas. Passe tempo suficiente com quem você ama
  • Procure ajuda de um profissional para aprender técnicas de como lidar com stress na sua vida

Traduzido e adaptado de What is Stress