metas para 2021

15-01-2021

Metas para 2021: como começar o ano com um planejamento [muito] eficiente

Que tal começar o ano definindo objetivos e metas de maneira planejada?

 

Todo início de ano tentamos planejar melhor os próximos 365 dias e definimos objetivos e metas, tanto no âmbito profissional, quanto pessoal. Ainda mais em se tratando de 2021, um ano que se tem muitas expectativas devido ao desafiador ano anterior.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) pontuou que enfrentar uma pandemia sem precedentes, certamente, tornou o ano de 2020 o mais desafiador das últimas décadas. E, por isso, foi preciso reinventar maneiras de trabalhar, de conviver, de se expressar e de compreender a vida.

Para te ajudar no planejamento eficiente das metas para 2021, trouxemos no post de hoje várias dicas para você começar o ano de maneira estruturada.

Gostou?

 

 

 

A importância do planejamento no início do ano

 

Antes de falarmos sobre as metas para 2021, é importante entender a importância de um planejamento.

A chegada do novo ano representa um momento de reflexão no qual, muitas vezes, tentamos colocar vários aspectos da vida em um “rumo correto”. É como se fosse uma página em branco: é possível escrever nossa história do zero.

Por isso, neste início de ano, muitos indivíduos aproveitam para traçar metas para cumprir durante o ano que se inicia.

No entanto, com o passar do tempo, muitas destas metas acabam sendo esquecidas, não é mesmo? Por isso, é fundamental um bom planejamento para que essas metas sejam, de fato, alcançadas.

O planejamento consiste na preparação, organização e estruturação por etapas de um determinado objetivo.

 

 

 

Metas e objetivos: entenda os conceitos

 

É muito comum que as pessoas utilizem metas e objetivos como sinônimos. Porém, conceitualmente, há diferenças.

 

 

O que é objetivos?

 

O objetivo é o propósito de realizar algo, é onde queremos chegar. É o objetivo que fornece a direção do que se deseja e deve fazer, servindo como guia para que o sonho seja, então, realizado.

Ou seja, o objetivo está relacionado com a posição que se deseja ocupar no futuro, o sonho que se quer realizar.

Por exemplo: ser mais saudável ou crescer na carreira profissional são exemplos de objetivos que muitos de nós definimos no início de ano.

Percebe-se, então, que o objetivo serve como mola propulsora para direcionar e motivar cada pessoa a empregar suas forças e energias, no sentido de ver concretizado ou concretizados os seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.

 

 

E o que são as metas?

 

Já a meta é o objetivo de forma quantificada.

Ou seja, podemos entender as metas como tarefas específicas que precisam ser realizadas de forma regular para que, desta forma, sejam alcançados os objetivos determinados.

Além disso, é importante também entender que as metas são temporais.

E o que isso significa?

Que as metas estão ligadas a prazos específicos.

 

Vamos voltar ao exemplo anterior do objetivo para 2021 ser mais saudável. Como vimos, ser mais saudável é o objetivo. E como podemos “explodir” esse objetivo em metas? Seguem três metas definidas com base neste objetivo:

 

  • Fazer matrícula em uma academia até janeiro de 2021;
  • Ir a uma consulta com uma nutricionista até fevereiro de 2021;
  • Consumir bebidas alcoólicas apenas uma dose por mês ao longo de 2021.

 

Percebe-se, então, que ir cumprindo essas metas para 2021, invariavelmente, vamos nos aproximando do grande objetivo que é ser mais saudável.

 

 

 

Metas para 2021: colocando a mão na massa

 

Agora que você já entendeu a diferença dos conceitos de objetivos e metas, que tal definir suas metas para 2021? Trouxemos aqui algumas dicas para te ajudar.

 

 

Defina suas metas para 2021 e coloque-as em um lugar visível

 

Defina seus objetivos para 2021 e, depois, destrinche-os nas metas. Mas faça isso de maneira escrita: pode ser um caderno, um planner, uma agenda.

Se você gosta mais da tecnologia, pode usar algum aplicativo gratuito para esta estruturação, como o Trello, por exemplo.

Não se esqueça de dividir seus objetivos em metas em áreas de sua vida: pessoal, saúde, profissional, acadêmica, espiritual… É importante ter um equilíbrio em todas as áreas (nada de focar só no trabalho, hein?!).

Depois, deixe suas metas para 2021 em um lugar visível. Que tal colocá-las em post-its coloridos e prendê-los em um mural?

 

 

Meta para 2021: seja realista

 

Nada de estabelecer metas inalcançáveis.

Definir metas irreais pode te desanimar no meio do caminho. Estabeleça diversas metas que podem ser cumpridas em etapas diferentes.

Por exemplo, em relação ao objetivo de ser mais saudável, nada de colocar como meta perder 10 quilos em um mês. Além de poder não ser saudável, é um prazo muito curto que, possivelmente, não conseguirá ser cumprido.

Certamente com planejamento e motivação, você conseguirá ter um 2021 bem diferente do ano anterior: mais disposição, mais autorrealização e mais equilíbrio. Gostou do desafio?

 

Quer continuar lendo mais sobre autoconhecimento, bem-estar e qualidade de vida? Separamos aqui 5 (cinco) posts que, certamente, vão te interessar e irão te ajudar a nos conhecer melhor:

 

9 dicas de motivação pessoal

O que é resiliência e como aplicá-la na rotina diária

O que causa ansiedade?

Como combater a ansiedade através de atividades físicas

Terapeuta holístico: as práticas integrativas no combate à ansiedade

 

E para você se manter sempre atualizado e acompanhando as novidades, comece agora mesmo a nos seguir nas diversas redes sociais: Facebook,  Instagram e também aqui no Blog Zenfy.