meditação na empresa

14-05-2020

Meditação na empresa: conheça os principais benefícios

Veja como aumentar a produtividade dos seus colaboradores através da meditação dentro do ambiente de trabalho.

 

O ambiente corporativo é, muitas vezes, caracterizado pela intensa interação entre as pessoas, uso de computadores durante todo o tempo, reuniões, conversas, telefonemas, levando, muitas vezes, a um ambiente de estresse. Além disso, o perfil do novo profissional do milênio é alguém multitarefas. Em um ambiente com tais características, manter a concentração e a produtividade podem ser um grande desafio.

Por isso, encontrar formas para ajudar a concentração destes profissionais torna-se extremamente relevante. Um estudo conduzido pela Universidade de Washington (2012) avaliou os efeitos positivos da meditação no comportamento multitarefa de trabalhadores em um ambiente com alto nível de estresse.

No Brasil, desde 2017, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a meditação dentro das Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Os tratamentos oferecidos nas PICS utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão. Além da meditação, o SUS oferece também aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, dentre outras.

Para entender os benefícios da meditação dentro das empresas, no post de hoje vamos compreender mais esses impactos.

 

Impactos da meditação

A prática da meditação pode ativar certas áreas do cérebro, como aquelas relacionadas ao bem-estar. Por que isso acontece? Deve-se à plasticidade do próprio cérebro, ou seja, sua capacidade de criar e desenvolver novas conexões através de novos estímulos. E a meditação pode ser um desses estímulos e, de acordo com o tempo e regularidade da prática, os efeitos podem ser potencializados.

 

Benefícios da meditação na empresa

Disponibilizar a prática de meditação no ambiente corporativo pode trazer inúmeros benefícios para os colaboradores, tais como:

  • redução dos níveis de estresse;
  • aumento da capacidade de concentração;
  • aumento da capacidade de memorização;
  • desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático;
  • desenvolvimento da criatividade;
  • redução da ansiedade generalizada;
  • aumento da imunidade geral do funcionário.

 

Ou seja, a meditação traz benefícios para o clima organizacional e, com isso, certamente trará impactos positivos para a produtividade e resultados do negócio.

 

Dicas para praticar a meditação da empresa

Independentemente de a empresa implementar esta prática oficialmente, é possível que cada pessoa estabeleça sua própria rotina de meditação dentro do ambiente de trabalho. Separamos aqui 3 (três) dicas:

 

Estabeleça um horário para a meditação

Organize-se para tentar meditar todos os dias no mesmo horário no trabalho. Uma boa opção é começar sua jornada com alguns minutos de meditação.

 

Defina um local adequado

Ter um local silencioso é fundamental para uma boa prática de meditação. Não precisa ser nada muito complicado: uma sala de reunião, um jardim, uma sala vazia. É importante também que esse local tenha uma temperatura amena para você ter conforto durante a meditação.

 

Que tal uma meditação guiada?

Uma prática interessante é a meditação guiada. Atualmente, há diversos aplicativos (tanto gratuitos quanto pagos) que ajudam muito. Aqui sugerimos 5 (cinco) aplicativos para você escolher o melhor para baixar.

Você quer continuar se informando? Separamos aqui um outro post que, certamente, vai te interessar: “Entendendo a síndrome de burnout”. E se você quiser se manter sempre atualizado, basta nos seguir através do Facebook, do Instagram ou através do Blog Zenfy.