Desenvolvimento cognitivo infantil (1440 x 500 px)

13-10-2021

Desenvolvimento cognitivo infantil: 5 dicas para estimular

Entenda como acontece o desenvolvimento cognitivo infantil e aprenda a estimular de forma leve

 

Na semana das crianças, decidimos abordar um assunto que tem tudo a ver com elas e com o Zenfy, em parceria com o blog Bolo Guaraná: o desenvolvimento cognitivo dos pequenos.

Se você participa ativamente da vida de uma criança, provavelmente se preocupa com diferentes aspectos do seu desenvolvimento. Por isso, hoje vamos trazer informações importantes e exemplos práticos que ajudarão nesse processo.

 

O que é desenvolvimento cognitivo infantil?

 

De modo geral, a cognição é uma função do nosso sistema cerebral. Ela é a responsável por diversas capacidades que temos, como absorver nossos conhecimentos, definir como aprendemos e direcionar nosso raciocínio.

A cognição pode ser definida como a capacidade para processar e absorver informações a partir dos estímulos que recebemos de diferentes fontes. A cognição engloba diferentes processos mentais.

Alguns deles são:

  • Aprendizagem;
  • Memória;
  • Atenção;
  • Linguagem;
  • Raciocínio lógico;
  • Tomada de decisões.

 

Por exemplo: quando mencionamos a capacidade de foco de uma pessoa, estamos falando sobre uma habilidade cognitiva dela.

Sendo assim, é durante a infância que desenvolvemos a maior parte dessas competências.

 

Quais as etapas desse desenvolvimento?

 

Para explicar o desenvolvimento cognitivo infantil, escolhemos usar a teoria de Jean Piaget — um dos principais estudiosos da psicologia infantil e pioneiro no assunto do aprendizado.

Por volta da metade do século XX, Piaget criou um estudo da concepção das crianças. Nesse estudo, o autor dividiu o desenvolvimento das crianças em quatro fases:

  • Sensório-motor;
  • Pré-operacional;
  • Operatório concreto;
  • Operatório formal

 

Entenda sobre cada fase:

 

desenvolvimento cognitivo infantil
Foto: Hiper Cultura

 

Sensório-motor

fase sensório motor

É a primeira fase do desenvolvimento cognitivo, correspondendo, em média, aos dois primeiros anos de vida da criança. Portanto, é o período em que o bebê começa a conhecer o mundo a partir dos seus sentidos e da manipulação de objetos.

Durante esse estágio, só existe o que pode ser visto ou tocado.

Para estimular o desenvolvimento nessa fase, ler com o bebê é uma ótima opção. Além disso, deixá-lo brincar com brinquedos que ensinam causa e efeito (como blocos e bolas) também é importante durante esse período.

 

Pré-operacional

fase pré-operacional desenvolvimento cognitivo

O segundo estágio acontece, mais ou menos, entre os 2 e 7 anos.

É a fase na qual as crianças desenvolvem a imaginação e a memória. Além disso, passam a compreender o que é passado e o que é futuro.

Nessa fase, o egocentrismo costuma prevalecer. Isto é, a criança não consegue colocar-se no lugar do outro: reconhece somente as suas necessidades e frustrações.

Por isso, é comum o surgimento de conflitos com outras crianças nesse período.

Nessa etapa, é essencial estimular a brincadeira e o compartilhamento de brinquedos com outras crianças. É uma fase importante para a criança conhecer novos lugares e estimular seu desejo pela exploração.

 

Operatório concreto

fase operatório concreto

É na terceira fase do desenvolvimento infantil, que geralmente acontece dos 7 aos 11 anos, que as crianças começam a entender o seu lugar no mundo. Agora, surge a capacidade de entender o sentimento dos outros também.

Por isso, normalmente esse é aquele famoso período dos “porquês”: a criança passa a ser questionadora, tentando entender de onde vem o que conhece e como funcionam as coisas.

Também é nesse estágio que as crianças passam a raciocinar sozinhas, marcando o começo do pensamento lógico. Por essa razão, Piaget considera essa fase como uma virada de chave no desenvolvimento cognitivo infantil.

Sendo assim, você já pode propor brincadeiras de improvisos e incentivar o interesse pela cultura: com livros, músicas, filmes e outras experiências.

 

Operatório formal

fase operatório formal desenvolvimento cognitivo

O quarto e último estágio do desenvolvimento infantil começa por volta dos 11 anos de idade e dura até a vida adulta.

Sendo assim, esse é o período em que as capacidades mais complexas se desenvolvem: a dedução, abstração e a experimentação mental.

O estímulo da família que acontece nesse período é um resultado do que já foi trabalhado anteriormente: continue dando suporte ao seu filho, incentivando a ser independente e explorar suas áreas de interesse. Tudo isso, é claro, determinando limites.

Cada período tem seus marcos mais significativos. Por isso, não se preocupe se o seu filho não passar por cada uma dessas fases nas idades que mencionamos. O que realmente importa é que a criança tenha a família presente para auxiliar seus passos.

 

Para você entender um pouco mais sobre as fases do desenvolvimento infantil de Piaget, encontramos um vídeo super completo. Confira:

 

5 dicas para estimular o desenvolvimento cognitivo infantil

 

O estímulo para o desenvolvimento cognitivo das crianças não é um papel somente da escola. Quando a família se envolve nesse processo, é possível entender melhor a criança e, inclusive, criar uma relação de confiança com ela.

Por isso, trouxemos algumas brincadeiras em família para um desenvolvimento rico e saudável. Confira:

 

1 – Danças

 

É isso mesmo: dance com os pequenos!

Dançar envolve atividades mentais e, principalmente, a capacidade motora de crianças de qualquer idade. Por isso, é uma prática super aliada do desenvolvimento cognitivo dos pequenos.

Consequentemente, escutar um som e mexer o corpo conforme o ritmo possibilita o desenvolvimento dos sentidos e estimula novas sensações.

 

2 – Estimule a leitura e a escrita

 

Obras com a linguagem adequada para a idade da criança desenvolve a imaginação, e ajuda a melhorar a capacidade de interpretar narrativas.

Além disso, a leitura é uma ótima aliada na hora de criar vínculos com os pequenos!

Independentemente da idade da criança, a contação de histórias também é uma ótima opção!

Inspire-se com esse vídeo:

 

3 – Abuse das cores

 

Criança e cores tem tudo a ver, né?

Por isso, atividades com cores costumam envolver bastante os pequenos. Esse tipo de prática ajuda a criançada a desenvolver o raciocínio, acionar mecanismos mentais e aprimorar habilidades motoras.

 

4 – Utilize as telas de um jeito positivo

 

O uso de telas pelas crianças é inevitável, né? Por isso, é importante utilizá-las com consciência. Existem inúmeros desenhos, jogos e outros aplicativos educativos que despertam o conhecimento da garotada.

No vídeo abaixo, a Dra. Tati Lemos aborda a exposição das crianças e adolescentes às telas. Assista:

 

5 – Atividades ao ar livre

 

Incentivar brincadeiras ao ar livre proporciona diversos momentos de autonomia, criatividade e concentração aos pequenos. Por se tratar de um outro ambiente, as atividades feitas ao ar livre também estimulam a empatia no desenvolvimento cognitivo infantil.

Selecionamos um vídeo com 3 dicas de brincadeiras rápidas para crianças de 7 a 12 anos — a fase na qual as interações com outras crianças passam a fazer mais sentido para os pequenos.

Use e abuse da criatividade para implementar as brincadeiras! Confira:

Brincadeiras Rápidas 7 12 anos - Telo

 

O desenvolvimento cognitivo infantil tem início muito antes da criança nascer, a partir da gestação. Por isso que o envolvimento da família é tão importante nesse processo.

Por fim, fazer parte da construção do desenvolvimento das habilidades infantis ajuda a criar memórias incríveis para toda a vida da criança.

Gostou do nosso conteúdo? Separamos 3 textos do Zenfy que você também pode gostar. Confira:

 

Ansiedade infantil: sintomas, tratamentos, remédios e mais

Ansiedade: um guia completo para

Frases de Amor Próprio para deixar o coração quentinho

 

E aqui mais dois posts do Bolo Guaraná, que nos ajudou a escrever este artigo:

18 Atividades para fazer com os filhos em casa

7 brincadeiras para festa infantil que vão fugir do clichê

 

Para ficar atualizado sobre as nossas novidades, siga a gente nas redes sociais e continue acompanhando o Zenfy!