Meditação guiada para dormir

25-03-2020

Descubra os benefícios da meditação guiada para dormir

Entenda o que é a meditação guiada e como usá-la como estratégia para uma boa noite de sono

Meditação Guiada para dormir card

Uma pesquisa com mais de 11.000 respondentes espalhados por 12 (doze) países revelou que 50% dos respondentes acreditam que questões relacionadas com o dormir geram mais impacto na saúde e no bem-estar geral do que questões relacionadas com dieta (41%) ou exercícios (40%). Outro dado que chama atenção é que 80% das pessoas afirmaram que gostariam de ter uma melhoria na sua qualidade de sono  (Fonte: Philips, 2019).

 

Ou seja, se as questões relacionadas com o sono trazem tanto impacto para o bem-estar dos indivíduos, é importante criar estratégias colaborem para uma boa noite de sono.

 

Por isso, no post de hoje vamos falar sobre a meditação guiada e como ela pode ajudar na qualidade do sono.

 

O que é meditação?

Para começar, vamos entender o que é meditação. A meditação é uma prática milenar de autoconhecimento e autocontrole que objetiva a concentração, a tranquilidade e o foco no presente. É importante destacar que meditar não é o mesmo que pensar na vida ou apreciar a natureza. Além disso, também não tem caráter religioso.

 

A origem da palavra meditação vem do latim meditare, que significa “voltar-se para dentro, para o centro desligando-se do mundo externo”. Ou seja, meditar é concentrar a mente em algo específico, deixando todas as preocupações de lado e vivendo o presente.

 

Entendendo o que é meditação guiada ou conduzida

A meditação guiada depende de um orientador que guiará a pessoa até o estado de meditação. Esta orientação pode ser ao vivo, como também através de um áudio ou um vídeo, pois o objetivo é deixar que a pessoa se conecte com o seu mais profundo “eu”, através do relaxamento.

 

No geral, o processo da meditação guiada começa com orientações sobre como relaxar o corpo e a mente para, em um segundo momento, inicia-se uma “viagem”, através da descrição de uma determinada cena. Ou seja, a meditação guiada proporciona uma espécie de roteiro para os pensamentos.

 

Principais benefícios da meditação guiada

A meditação guiada pode trazer diversos benefícios para o praticante, tais como:

  • Autoconhecimento;
  • Melhoria da qualidade do sono;
  • Controle da ansiedade;
  • Aprimoramento da memória;
  • Melhora a capacidade de concentração;
  • Relaxamento.

 

 

Meditação guiada e o sono

Dormir bem não significa, necessariamente, dormir por muitas horas. O sono restaurador relaciona-se muito mais com a qualidade do descanso do que com a quantidade de horas dormidas. Assim, a meditação guiada pode ser uma excelente estratégia para conduzir ao relaxamento e, com isso, tem uma boa noite de sono.

 

Que tal começar?

Separamos aqui 2 (duas) dicas de vídeos para praticar a meditação guiada para dormir:

  • Vídeo 1: 30 minutos

  • Vídeo 2: 30 minutos

 

Uma boa noite de sono irá trazer impactos para o seu bem-estar geral, como humor, produtividade e, até mesmo, saúde. Quer continuar conosco? Temos uma outra sugestão de leitura muito interessante: “Como combater a ansiedade através de exercícios físicos”.  Mantenha-se sempre atualizado seguindo-nos através do Facebook, do Instagram ou através do Blog Zenfy.